Outras Notícias

CUADRO FLAMENCO

Cuadro Flamenco nasceu, com a formação que ainda hoje se mantém, no ano de 2000. Mulheres e o Flamenco é o mote na criação.

Cuadro Flamenco, tem-se apresentado nas várias localidades do país, quer seja em Teatros, ou Auditórios, quer em espetáculos ao ar livre. De salientar as apresentações nos Casinos da Figueira da Foz, do Estoril, 1ª parte do Espetáculo de Cesária Évora (por ocasião da abertura da Feira de Artes e Cultura de Monsaraz), na FIL, Expo 98, no âmbito do 1º 2º Encontros Nacionais de Dança, em Tomar e Beja, respetivamente, e em Outubro de 2000, apresenta-se na FNAC, naquele que foi o primeiro espetáculo de Dança da Fnac em Portugal.

Para o elenco trata-se de uma convicção artística, fazer da dança um veículo de comunicação, um meio de passar uma mensagem ao grande público. Sem desvirtuar a questão artística, o objetivo da Companhia é romper com o conceito de elites e de micro-públicos, levando a dança ao Grande Público.

É por isso a única Companhia de Dança Espanhola portuguesa a desenvolver espetáculos “de auditório”, em regime contínuo desde a sua formação, e a suscitar no público e na imprensa nacional a curiosidade pelos seus próximos trabalhos.

Das suas digressões, destaca-se o espetáculo “Ventos do Oriente, Ventos do Ocidente” (2006/2008), um espetáculo pioneiro por fazer a fusão de Fado, Flamenco e Dança Oriental, com o objetivo de relembrar à sociedade atual as raízes profundas que a cultura árabe deixou no Ocidente.

Para a temporada de 2011/2012, o Cuadro Flamenco convida Tucanas para “El Sonido de la Tierra”, uma celebração da energia feminina.
A música e a dança unidas nas linguagens do Flamenco, Dança Cigana e Oriental de Fusão, Dança Contemporânea (onde aqui e ali se sente o Fado...) e Percussão ao vivo. Um espetáculo que reúne diferentes linhas estético-coreográficas, propondo o corpo como fonte de música e o instrumento em forma de movimento.

Para além das habituais digressões, o Cuadro Flamenco desenvolveu um formato de espetáculo, adaptado a eventos particulares / empresariais, onde para além da sua performance, criam interação com o público/convidados, permitindo-lhes viver por momentos o melhor da Dança Espanhola.

O elenco residente é composto pelas solistas Lucília Bahleixo e Stela Lázaro e por um Corpo de Baile com mais 2 intérpretes.

A direção artística está a cargo de Lucília Bahleixo.