Outras Notícias

Concerto pela Paz em Évora

concerto pela paz em evora 1 20210713 1427842756

O Jardim Público de Évora acolheu, a 8 de julho, o Concerto pela Paz, promovido pelo CPPC com o apoio da Câmara Municipal.
Apresentado por Ana Lourido, ativista do CPPC naquela cidade, o Concerto contou com as intervenções da vereadora Sara Fernandes e do dirigente do CPPC, Gustavo Carneiro. Depois de Isabel Bilou, da Associação Cultural do Imaginário, ter dito poemas relativos à paz de autores nacionais e internacionais, os Cais Sodré Funk Connection fizeram aquilo que melhor sabem: música de qualidade, com ritmos alucinantes e boa disposição.
(fotos: Évora Notícias)

Compromisso e convergência no Encontro pela Paz

compromisso e convergencia no encontro pela paz 1 20210712 1547974813

O Fórum Luísa Todi, em Setúbal, acolheu no dia 5 de Junho o Encontro pela Paz, expressão de uma ampla convergência de vários sectores em defesa dos princípios inscritos na Carta das Nações Unidas e no artigo 7.º da Constituição da República Portuguesa, expressos no Apelo à Defesa da Paz, aprovado no final dos trabalhos. O Apelo, publicado na íntegra nas páginas seguintes, constituiu ainda um sólido compromisso de ação em torno desses princípios.
Na sessão de abertura do Encontro, perante quase três centenas de participantes, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, sublinhou que a paz só será possível quando pudermos olhar o outro olhos nos olhos, «à mesma altura». Os municípios têm, nesta matéria, importantes responsabilidades, sublinhou a autarca, comprometendo-se em prosseguir a aposta num urbanismo inclusivo, numa oferta cultural e desportiva de qualidade, na inserção plena de pessoas com origens e culturas – enfim, na construção de uma «cidade para as pessoas».
Por seu lado, a presidente da direção do CPPC, Ilda Figueiredo, salientou a oportunidade de realizar o Encontro pela Paz, num momento em que se intensificam agressões e bloqueios e ressurgem com renovada expressão forças racistas, xenófobas e fascizantes. Ilda Figueiredo sublinhou a necessidade de continuar a reforçar o movimento da paz, valorizando o importante contributo dado pelo Encontro para este objetivo, desde a sua preparação até à sua realização.
Ler mais...

Debate sobre Paz e Constituição

debate sobre paz e constituicao 1 20210629 1398567164

Realizou-se, no passado dia 19 de junho, na Bienal Internacional de Arte Gaia 2021, o debate sobre " Paz e Constituição" com Alexandre Rola, artista plástico, Júlio Roldão, jornalista, e Sandra Tavares, professora universitária. Moderação de Ilda Figueiredo, curadora da exposição " Paz e Constituição" em representação do Conselho Português para a Paz e Cooperação.
Num debate vivo e participado, recordaram-se as conquistas de Abril que a CRP consagra, designadamente os direitos individuais e colectivos, as liberdades e as funções sociais do estado, o direito internacional e o artigo 7º que consagra os aspectos essenciais dos direitos dos povos à paz. Deu-se também expressão à rica contribuição dos artistas, incluindo os 62 artistas plásticos que aceitaram participar na exposição " Paz e Constituição" de que Ilda Figueiredo é curadora em representação do CPPC.
Desde Picasso a Alexandre Rola, foram referidos alguns artistas plásticos que deram expressão à defesa da liberdade e da paz. A actriz Alzira Santos leu alguns poemas sobre a paz.

Cartaz | Concerto pela Paz | Évora | 2021

cartaz concerto pela paz evora 2021 1 20210712 1872876533

Vai realizar-se no próximo dia 8 de Julho, pelas 21H30 no jardim público de Évora, um Concerto pela Paz, organizado pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação em parceria com a Câmara Municipal de Évora.
Haverá poesia sobre a paz pela Associação Cultural do Imaginário, uma intervenção do CPPC e o concerto da banda SAL.
SAL é um dos mais recentes e, provavelmente, um dos mais bem guardados segredos da música portuguesa actual.
Encontraram-se em Diabo na Cruz e durante mais de dez anos foram responsáveis por boa parte da sonoridade da banda e pela energia única das suas míticas apresentações ao vivo. À bateria do João Pinheiro, à voz e à braguesa do Sérgio Pires, ao baixo do João Gil e às guitarras do Daniel Mestre com um passado comum ligado aos extintos Diabo na Cruz, juntam-se os teclados do Vicente Santos.
É uma banda Rock ou Pop-Rock que explora as raízes da nossa Música Tradicional e Popular, procurando um encontro maior com um lado mais electrónico e actual.

Encerramento do Projeto “Povos Culturas e Pontes” no Seixal

encerramento do projeto povos culturas e pontes no seixal 1 20210629 2040519912

Realizou-se, na Quinta da Fidalga no Seixal, no dia 8 de junho 2021 um encontro de reflexão e apresentação de conclusões do Projeto “Povos Culturas e Pontes” desenvolvido em 5 escolas do concelho do Seixal: Escola Secundária Alfredo Reis da Silveira; Escola Básica Carlos Ribeiro; Escola Básica de Corroios; Escola Secundária de Amora; Escola Secundária Manuel Cargaleiro.
Este projeto desenvolvido ao longo de 3 anos no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento teve o apoio de professores e de várias organizações, nomeadamente o CIDAC, CPPC, Rato- ADCC, Fundação Gonçalo da Silveira e A Casa Árabe Portuguesa, que dinamizaram várias atividades de promoção, junto dos estudantes, duma cidadania ativa, de espírito critico e de sensibilização para temas ligados à paz, liberdade, democracia, comércio justo, emigração e inclusão
Neste projeto, coordenado pela CMSeixal participaram 5 escolas; 5 organizações; 2.409 alunos; 62 professores e realizaram-se 140 sessões.